top of page
  • Foto do escritorFluxo Criativo

Cidades do Tocantins contam com a Fluxo Criativo para prestar contas da Lei Aldir Blanc

Você é gestor cultural, agente público ou técnico no seu município e deseja saber o que fazer para receber os recursos da Lei Paulo Gustavo e da Lei Aldir Blanc 2? Desde outubro, a Fluxo Criativo têm auxiliado cidades tocantinenses que executaram os recursos da lei Aldir Blanc nos anos de 2020 e 2021 no processo de prestação de contas ao Governo Federal.


Com atendimento por vídeochamada ou presencial, a depender do caso, temos guiado técnicos e gestores no atendimento aos regulamentos nacionais sobre o tema, de forma a criar condições favoráveis à aprovação das contas dos diversos municípios.


De acordo com Tales Monteiro, diretor de produção da Fluxo Criativo, o processo de consultoria é também um processo de educação:


"Logicamente que nossa principal preocupação está em criar as condições para a aprovação das contas dos municípios, mas nosso processo de trabalho é pautado na orientação, na mentoria e no acompanhamento. Essa metodologia favorece a capacitação dos servidores para lidarem com os recursos que estarão chegando nos próximos anos, especificamente a lei Paulo Gusto e a lei Aldir Blanc 2, que vai garantir os mesmos recursos de 2020 ao longo dos próximos 5 anos. Assim, quem executa todas as ações necessárias à recepção dos recursos, sua execução e prestação de contas, são os servidores públicos, com nossa orientação e treinamento, fortalecendo a capacidade dos municípios em lidarem com recursos federais."


As leis de auxílio à cultura chamadas Paulo Gustavo (LC 195/2022) e Aldir Blanc 2 (14.399/2022) garantirão recursos para o desenvolvimento de políticas e programas culturais nos municípios e prefeituras que declararem, ao governo federal, o interesse em executar a verba. Isso deve garantir o início de uma revolução da gestão pública da cultura, uma vez que, em muitos municípios que executaram a lei Aldir Blanc, o resultado foi mais do que satisfatório, com o aquecimento da economia criativa e a retomada de atividades artísticas e culturais.


Se o seu município executou a Lei Aldir Blanc e deseja receber os novos recursos que virão nos próximos anos, conte com a Fluxo Criativo para guiar sua equipe através do serviço de consultoria em políticas culturais.


A Fluxo Criativo é especialista em desenvolvimento de políticas culturais para cidades com menos de 100 mil habitantes, e nosso programa de consultoria abarca o processo completo da gestão: da elaboração dos planos de ação à prestação de contas.

Entre agora em contato conosco e reserve sua agenda para 2022: (63)98409-9763 (Whatsapp) ou fluxocriativoto@gmail.com.

Duas mãos pintadas com diversas cores sustentam o título "Auxílio emergencial para a cultura Lei Aldir Blanc"

bottom of page