Em 2021, qualquer empresa que empregue a partir de 1 funcionário pode instituir benefícios e criar políticas internas que favoreçam o acesso à arte e cultura aos seus colaboradores.
Somos acostumados a pensar que, devido à larga exposição da lei federal de incentivo à cultura (Lei Rouanet), apenas grandes empresas possam contribuir com arte e cultura a seus funcionários ou comunidade, e nos esquecemos que há muitos outros caminhos que a empresa e seus donos ou sócios podem trilhar para melhorar o acesso à cultura e aproveitar a vantagem que o Marketing Cultural pode proporcionar.
Em grandes empresas, a cultura passou a ser parte de dois departamentos: algumas utilizam do marketing para realizar ações nesse sentido, outras utilizam o setor de sustentabilidade. Entretanto, as ações realizadas por essas empresas estão relacionadas majoritariamente à lei de incentivo à cultura.
Mas nós queremos incentivar empresas de todos os tamanhos a adotarem ações para a arte e cultura para seus funcionários e comunidades. Existem benefícios do governo federal para empresas instituírem políticas internas de arte e cultura. Mas fora os benefícios do governo federal, há inúmeras possibilidades de atuação de forma independente pelas empresas, algumas com custos, outras de forma completamente gratuita.
São ações internas e externas que podem ajudar a desenvolver o capital social, cultural e econômico dos seus colaboradores e que podem contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento da comunidade onde sua empresa está instalada.
Não se preocupe se sua empresa não é tributada no lucro real (condição para investimento na Lei Rounaet), nós podemos ajudar sua empresa a instituir um programa de cultura que gere desenvolvimento social, econômico, cultural, além do retorno para a marca através do Marketing Cultural! Se você se interessou em saber mais, converse conosco! Temos a consultoria que fará a arte e cultura desenvolverem seu negócio!
Comments