• Fluxo Criativo

A qualidade da arte e da cultura


O propósito desse texto é discutir a importância da arte e da cultura na vida das pessoas e dar um passo além, discutindo também a importância da qualidade dessa arte que é consumida, e dessa cultura que compartilhamos.

 

Acredito ser superado o entendimento de que cultura seja tudo o que está aí, à nossa volta, nos permitindo entender o mundo sob uma ótica particular, criada a partir das inúmeras interações que tivemos ao longo dos anos. Esse local "invisível" no qual crescemos, aprendemos e concordamos é a cultura. Cultura de um povo, cultura de uma nação, cultura de uma vida - tudo aquilo que nos une e nos identifica como seres humanos pertencentes a uma única humanidade.

Já a arte é um dos inúmeros fatores que integram o conceito de cultura, já que é através dela que podemos entender questões mais profundas de nossa alma, história e sociedade. A arte participa da formatação da cultura quando, através de seus meios - a pintura, a música, a literatura - permite que futuras gerações entrem em contato com gerações passadas, entendendo caminhos que nos levaram até onde estamos.

Entretanto, podemos também dizer que há, nos dias de hoje, uma tendência a superficializar as linguagens artísticas e suas obras. Tendemos a não valorizar mais o conteúdo, e sim a forma das coisas. E isso vem por uma cultura de simplificação e superficialização, que passa pela moda, pelos costumes, pelos rituais, pela escola até chegar na arte. A arte, assim, não se torna mais um veículo de comunicação popular, como podemos dizer ela sempre foi. Ela passa a ser um veículo de comunicação da cultura midiática.

Daí a importância da qualidade na programação artística de uma cidade. A frequência a eventos artísticos gera um incremento em sua bagagem cultural. Imagine qual a bagagem cultural que você terá depois de passar a vida frequentando cópias de filmes de um famoso estúdio, vendo seus personagens de TV favoritos sobre o palco, vendo aquelas piadas que escuta todo domingo na TV. Agora imagina a sua bagagem cultural depois do acesso a obras artísticas que valorizam a cultura popular, as raízes, a diversidade cultural, os medos e mitos de nossa Humanidade. A bagagem cultural de um indivíduo é a sua porta de entrada para o mundo, o seu cartão de visita como cidadão universal.

Entretanto, ainda que você ache difícil "entender" uma obra ou evento artístico original, que coloque em discussões questões do nosso tempo como o direito ao corpo, o direito à memória, o direito à valorização da cultura ancestral, ao frequentá-lo você se coloca à disposição do desconhecido, do belo e do grotesco que formam a personalidade humana. Você se sentirá desafiado - como nossos primeiros dias na escola infantil. Desafiado a descobrir um mundo muito maior do que aquele em que atualmente vive. Frequentar a programação artística de qualidade implica em se abrir para novas formas de pensar, de agir, uma nova cultura começa a nascer dentro de si. E nós, da Fluxo Criativo, valorizamos este tipo de arte.

Acreditamos que todos têm direito à qualidade artística na programação cultural da cidade e buscamos, junto de nossos artistas locais e parceiros nacionais, colocar Palmas na rota de grandes espetáculos. Grandes principalmente na qualidade.

#qualidade #programação

0 comentário